terça-feira, 4 de agosto de 2009

CARBONO


Edifícios emitem 30% dos gases-estufa do mundo

Os edifícios são responsáveis por cerca de 30% das emissões de gases que provocam o aquecimento global. A indústria do cimento responde por outros 12%. Segundo as Nações Unidas, se este setor não controlar emissões gases-estufa, as metas globais de redução não serão alcançadas.

A constatação veio através de um levantamento de dados mundial sobre políticas púbicas, que apresenta soluções ecoeficientes para o setor de construção civil realizado pela Sustainable Buildings & Construction Iniciative (SBCI) e United Nations Environment Programme (Unep) para edificação e construção sustentável, sob a coordenação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e em parceria com a Universidade da Europa Central (CEU).

O levantamento resultou no relatório Avaliação de Políticas Públicas para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa em Edificações, que será lançado este mês no Brasil em parceria com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) durante a segunda edição do Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, em São Paulo, informa a assessoria do evento.

O estudo é parte do quarto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apresentado em 2007, que aborda questões como o consumo de energia e substituição de combustível fóssil por energia renovável, entre outras. O relatório leva em consideração as políticas que privilegiam a eficiência energética ou redução do consumo de energia e, desta forma, atenuam as emissões de GEE. E nos edifícios estão as melhores oportunidades de redução dos gases de efeito estufa por meio da redução de energia, se comparado as outras iniciativas.

1 comentário:

Ítalo Gustavo Leite disse...

Nesse aniversário de Sãó Luís eu me pergunto se a cidade suportará tamanho impacto pela constução de tantos edifícios...
Acesse notasjudiciosas.wordpress.com