quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Febraban lança consulta sobre indicadores de Sustentabilidade

Sugestões dos internautas ajudarão a definir matriz que identificará práticas de sustentabilidade nos negócios

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) acaba de abrir para consulta pública uma proposta de indicadores de sustentabilidade para instituições financeiras. A iniciativa é o primeiro passo no sentido de construir e implementar uma agenda comum de sustentabilidade no setor financeiro.

O objetivo é colher críticas e sugestões que contribuam para a forma final da matriz de indicadores. A atual proposta foi desenhada a partir de discussões da Febraban com representantes do Ministério do Meio Ambiente, organizações não governamentais e bancos. As opiniões poderão ser dadas pelo site www.febraban.org.br/protocoloverde, que ficará no ar até 7 de novembro de 2010.

Com base nas discussões promovidas pela entidade, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces) elaborou a proposta de indicadores, que permitirão aos bancos identificar o status e a evolução das ações implementadas, tendo em vista os compromissos assumidos no Protocolo Verde.

O atual protocolo, assinado em 2009, inclui cinco princípios e diversas diretrizes que estimulam os bancos a oferecerem linhas de financiamento que fomentem e qualidade de vida da população e o uso sustentável do meio ambiente, a considerarem os impactos e custos sócio ambientais na gestão de seus ativos e na análise de risco de projetos, e a promover interna e externamente o consumo consciente dos recursos naturais.

Sem comentários: