quinta-feira, 27 de novembro de 2008

PROJETO

Município Verde: uma boa iniciativa

A cada dia as ações de sustentabilidade ganham mais espaço no cotidiano, sejam elas iniciativas individuais, governamentais ou empresariais. Uma destas é o projeto Município Verde, desenvolvido pelo governo do estado e mais 332 municípios de São Paulo. A entrega da premiação foi realizada no último dia 26.

O objetivo é descentralizar a política ambiental das cidades, ampliando os diálogos entre as mesmas. Funciona assim: os municípios bolam e desenvolvem projetos e o governo do estado oferece colaboração técnica e o treinamento das equipes locais.

São indicados interlocutores para promover diálogo entre prefeitura e estado e criar um plano que tem como referência o Protocolo Verde. Este se fundamento em dez diretrizes:

- Esgoto Tratado;
- Lixo Mínimo;
- Recuperação da Mata Ciliar;
- Arborização Urbana;
- Educação Ambiental;
- Habitação Sustentável;
- Uso da Água, Poluição do Ar;
- Estrutura Ambiental e
- Conselho de Meio Ambiente.

Para avaliar o desempenho de cada município foram atribuídas notas ao cumprimento desses planos e à participação das prefeituras em conselhos, comitês, seminários e ações. Quem participa do projeto e apresenta bons resultados tem prioridade na obtenção de recursos do Governo do Estado, principalmente relacionados ao meio ambiente.

Os 44 municípios que conquistaram notas superiores a 80 ganham o Certificado Município Verde. Sem dúvida é uma boa iniciativa que pode ser adaptada pelos outros governos em todo o território.

Sem comentários: