quinta-feira, 24 de setembro de 2009

COMBUSTÍVEIS

Vale evitará 12 milhões de toneladas de CO² com biodiesel

O Consórcio Brasileiro de Produção de Óleo de Palma - Vale/Biopalma comprou 2 milhões de sementes pré-germinadas de palma, para o plantio de 12,5 mil hectares em janeiro de 2011 no Pará.

O projeto prevê a produção de 500 mil toneladas por ano de óleo de dendê, parte transformada em 160 mil toneladas de biodiesel para consumo da Vale. Esse volume é correspondente à emissão de mais de 200 mil carros circulando no mesmo período.

A partir de 2014 o biodiesel vai abastecer toda a frota de 216 locomotivas da Estrada de Ferro Carajás (EFC), além de máquinas e equipamentos do sistema norte da mineradora.

O consórcio, que tem 41% de participação da Vale, será o maior produtor de óleo de palma das Américas e investirá cerca de US$ 500 milhões, US$ 305 milhões da liberadora.

A Vale já testou o B20 (diesel com 20% de biodiesel) em suas locomotivas, mas não pode implantar o projeto de forma definitiva, por falta de fornecimento, ou seja, a Petrobrás não garante nada além do B4 hoje vendido em todo o País.

Sem comentários: