segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EMISSÕES

Vale lidera índice Global 500 na América Latina

Após anunciar investimentos com o objetivo de evitar a emissão de 12 milhões de toneladas de Dióxido de Carbono (CO²) no Pará, a Vale informou que é a empresa latino-americana mais bem posicionada no índice que avalia o grau de transparência das informações sobre mudanças climáticas, o Global 500.

De acordo com o levantamento feito pelo Carbon Disclosure Project (CDP), divulgado nesta segunda-feira (28), se forem consideradas as empresas dos países que não fazem parte do Anexo 1 (aqueles que têm obrigações com metas de redução no Protocolo de Kyoto), a Vale ficou em segundo lugar, atrás apenas da sul-coreana Samsung Electronics.

Segundo a assessoria da mineradora de 0 a 100, a Vale obteve 74 pontos, acima da média de 59 pontos do setor de materiais, que inclui mineração, siderurgia, química, manufatura e papel e celulose. A média de outras companhias brasileiras ficou em 46 pontos.

Em 2008, as emissões de GEE da Vale, diretas e indiretas, foram de 16,8 milhões de toneladas de CO² equivalente - um crescimento de 10% em relação a 2007. Pelo indicador de intensidade de emissão do CDP (emissão por receita), o aumento foi de 407 toneladas de CO2e/US$ milhão para 522 tCO²e/US$ milhão. A Vale continua, no entanto, com a menor intensidade de emissão entre as grandes mineradoras.

Não costumo fazer apologia a nenhuma empresa ou governo por adotar medidas que visam a Sustentabilidade, até porque as grandes coorporações têm essa "obrigação" com o resto do mundo. Mas vale o registro.

Sem comentários: