Constatação foi apresentada no “Observador Brasil”. Mulheres são mais comprometidas que homens
Acabo de receber um material que no mínimo mostra como o assunto Sustentabilidade ainda não é totalmente conhecido pela população brasileira, muito embora já seja tratado de forma abrangente pelos grandes veículos de comunicação de massa. Nada menos que 96% da população brasileira não pratica consumo consciente.
Essa conclusão foi tirada da pesquisa “O Observador Brasil”, promovida pela Cetelem – financeira do grupo francês BNP Paribas – e pela Ipsos. Segundo o estudo, apenas 4% dos entrevistados são conscientes em relação ao consumo, enquanto 11% são totalmente indiferentes.
As entrevistas foram realizadas através do Teste de Consumo Consciente (TTC) elaborado pelo Instituto Akatu, organização que tem como objetivo principal a mobilização das pessoas para um consumo mais consciente e a preservação ambiental.
O teste avalia 13 comportamentos em situações corriqueiras e práticas tais como: se a pessoa deixa lâmpadas acesas em ambientes vazios, se fecha a torneira enquanto escova os dentes, se utiliza o verso do papel já utilizado, se pede nota fiscal quando faz compras, se separa o lixo, etc.
O grupo de indiferentes adota, no máximo, dois comportamentos enquanto os conscientes adotam de 11 a 13 comportamentos. O fator positivo apontado pelo estudo é que 65% dos entrevistados já se comportam como iniciantes, ou seja, adotam de 3 a 7 comportamentos responsáveis, e 20% são comprometidos, adotando de 8 a 10 comportamentos.
Segundo a pesquisa, as mulheres são mais comprometidas que os homens. A classe C apresenta comportamento parecido com a classe A/B e é onde se concentram a maior parte dos Comprometidos e Conscientes. Já na classe D/E aparecem mais consumidores indiferentes ou iniciantes.
Acabo de receber um material que no mínimo mostra como o assunto Sustentabilidade ainda não é totalmente conhecido pela população brasileira, muito embora já seja tratado de forma abrangente pelos grandes veículos de comunicação de massa. Nada menos que 96% da população brasileira não pratica consumo consciente.
Essa conclusão foi tirada da pesquisa “O Observador Brasil”, promovida pela Cetelem – financeira do grupo francês BNP Paribas – e pela Ipsos. Segundo o estudo, apenas 4% dos entrevistados são conscientes em relação ao consumo, enquanto 11% são totalmente indiferentes.
As entrevistas foram realizadas através do Teste de Consumo Consciente (TTC) elaborado pelo Instituto Akatu, organização que tem como objetivo principal a mobilização das pessoas para um consumo mais consciente e a preservação ambiental.
O teste avalia 13 comportamentos em situações corriqueiras e práticas tais como: se a pessoa deixa lâmpadas acesas em ambientes vazios, se fecha a torneira enquanto escova os dentes, se utiliza o verso do papel já utilizado, se pede nota fiscal quando faz compras, se separa o lixo, etc.
O grupo de indiferentes adota, no máximo, dois comportamentos enquanto os conscientes adotam de 11 a 13 comportamentos. O fator positivo apontado pelo estudo é que 65% dos entrevistados já se comportam como iniciantes, ou seja, adotam de 3 a 7 comportamentos responsáveis, e 20% são comprometidos, adotando de 8 a 10 comportamentos.
Segundo a pesquisa, as mulheres são mais comprometidas que os homens. A classe C apresenta comportamento parecido com a classe A/B e é onde se concentram a maior parte dos Comprometidos e Conscientes. Já na classe D/E aparecem mais consumidores indiferentes ou iniciantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário