Mais de 1,8 milhão de crianças com menos de cinco anos morrem anualmente no mundo em decorrência da água suja e contaminada, segundo a ONU
A poluição da água é uma das causas que mais mata no mundo e afeta milhares de pessoas todos os dias. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos morrem anualmente em decorrência da água suja e contaminada, o número é maior do que casos de violência. O relatório ainda diz que grande parte dessa contaminação acontece nos países em desenvolvimento, que lançam 90%de esgoto nos rios sem tratamento, no Brasil, esse número é de 80%. Atualmente, cerca de 4.000 crianças menores de cinco anos morrem todos os dias de doenças passíveis de prevenção causadas por doenças relacionadas à água, como diarréia, febre tifóide, cólera e disenteria.
Cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável, enquanto que 125 milhões de crianças menores de cinco anos vivem em lares sem acesso a fontes de água potável. Além disso, 2,5 bilhões de pessoas não contam com serviços adequados de saneamento.
O olhar para a importância do tratamento de água é urgente em todo mundo. Devemos começar a agir imediatamente para mudar a realidade em nosso país. Os principais agentes poluidores são o esgoto, resíduos industriais, pesticidas agrícolas e resíduos animais. Atualmente, existem diversos tratamentos de água para que ela possa ser utilizada de forma consciente e ecologicamente correta.
A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Limpar e tratar a água é um processo bastante caro e complexo, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável. Em alguns países, as águas residuais, das indústrias ou das residências, são tratadas antes de serem escoadas para os rios e mares. Estas águas recebem o nome de depuradas e geralmente não são potáveis.
Estima-se que 80% das doenças humanas são relacionadas à água não-tratada, ao saneamento precário e à falta de higiene básica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que doenças transmitidas dessa forma provocam pelo menos 25 milhões de mortes a cada ano em países subdesenvolvidos, gerando custos altíssimos para a vida humana.
Sem comentários:
Enviar um comentário