terça-feira, 6 de julho de 2010

Israel dessaliniza água com sucesso

Usina terá capacidade de produzir 127 milhões de água potável por ano

Muitos especialistas apontam o suprimento de água como um dos grandes problemas a ser resolvido neste século, devido ao número cada vez maior da população no planeta. Por causa dela inúmeras guerras foram travadas ao longo do tempo principalmente em regiões onde ela é escassa, como no Oriente Médio.

Em 1967, Israel capturou as Colinas de Golã à Síria, durante a Guerra dos Seis Dias e defendeu seu controle sobre o território em 1973, durante a Guerra do Yom Kippur, embora, posteriormente, uma parte das colinas tenha retornado à Síria. Nos anos 1970, novos assentamentos judeus foram estabelecidos na área ocupada. A razão principal do conflito é que a região das colinas é uma das poucas onde há suprimento de água.

Alternativas são estudadas em todo o globo para solucionar o problema e uma destas começa a se tornar viável: a dessalinização da água do mar.

A empresa israelense IDE Technologies inaugurou uma nova usina de dessalinização da água salgada, capaz de fornecer boa parte da água que o país consome para uso pessoal. Localizada na cidade de Hadera (norte de Israel), a fábrica é a maior usina de dessalinização por osmose reversa (RO) do mundo, com capacidade de produzir 127 milhões de água potável por ano – água para um de cada seis israelenses.

Os investimentos foram de cerca de meio bilhão de dólares. A IDE já construiu 400 usinas de dessalinização em 40 países em todo o mundo. Ao todo, elas são capazes de produzir dois milhões de metros cúbicos de água por dia.

Sem comentários: