quarta-feira, 17 de junho de 2009

DEBATE

AL-MA discute problemas climáticos e desertificação

A Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) promove, nesta quinta-feira (18), às 14h, audiência pública para discutir aspectos das mudanças climáticas e desertificação no país, particularmente no Nordeste. Proposta pela deputada Helena Barros Heluy (PT), a audiência será coordenada pela Comissão de Meio Ambiente e acontecerá no auditório Fernando Falcão.

O evento será mais uma forma do parlamento maranhense celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (17 de junho).

De acordo com o relatório do IPCC, o semi-árido é uma das regiões brasileiras mais afetadas pela alteração do clima global. Estima-se que no Nordeste, uma área maior que o estado do Ceará já está atingida pela desertificação de forma grave ou muito grave. Em outras áreas o fenômeno ocorre de forma ainda moderada. A região tem 600 mil km2 afetados pela degradação do ambiente - 1/3 de todo o território nordestino.

Foram convidados alguns dos mais renomados estudiosos do país na área, entre eles o Dr. José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e membro do Painel Inter-Governamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Ano passado Marengo coordenou um estudo, em parceria com a Vale que analisou alterações climáticas nos estados do Pará e Maranhão.

Outro convidado é o dr. Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (CNTIA), que também coordenou o estudo “Aquecimento Global e a Nova Geografia da Produção Agrícola no Brasil”, desenvolvido com a Universidade de Campinas (Unicamp) e apoio da Embaixada do Reino Unido.

Outros especialistas convidados são o msc Nelson Luiz Wendel da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente e Coordenação de Combate à Desertificação e os dirigentes do IBAMA-MA, Marluze Pastor; da Secretaria de Estado e Meio Ambiente, Washington Rio Branco; da Amavida/Articulação Semi Árido do Maranhão (ASA-MA), João Otávio Malheiros; e, do Ministério Público do Maranhão, Luiz Fernando Barreto.

Sem comentários: