quarta-feira, 10 de junho de 2009

NOVA LEGISLAÇÃO


Capital de São Paulo vai reduzir em até 30% a emissão de CO² até 2012

A Câmara Municipal de São Paulo deu "sinal verde" ao Projeto de Lei 530/2008, que determina a política de mudança de clima do município. O substitutivo estabelece meta de redução de 30% das emissões de dióxido de carbono equivalente (CO²e) na atmosfera paulistana ao obrigar o uso de combustíveis renováveis na frota de transporte público da cidade até 2018. Já em 2009 as empresas devem garantir a diminuição de 10% das emissões de gases poluentes.

Inventário de 2003 mostra que a queima de gasolina e de óleo diesel responde por 68,3% das emissões de gases de efeito estufa na cidade. O uso de gasolina pelos veículos lançou 3,83 milhões de toneladas de CO2e (35,7%). O diesel, que abastece uma frota inferior a 10% do total de veículos em circulam na cidade, emitiu 3,5 milhões de toneladas (32,6%). O substitutivo também prevê amplo programa de arborização urbana como forma de mitigar os efeitos das ilhas de calor e as ocorrências pluviométricas resultantes das alterações do clima na capital.

Outro aspecto abordado no texto é a redução da produção de resíduos, assim como a regulamentação do cumprimento de investimentos em tecnologias limpas e fontes alternativas de energia. O substitutivo é de autoria do vereador Juscelino Gadelha (PSDB) e foi assinado também pelos vereadores Antonio Carlos Rodrigues (PR) e Paulo Frange (PTB).

Os vereadores paulistanos aprovavam ainda a adoção obrigatória da coleta seletiva de lixo na cidade até 2011.

2 comentários:

HILTON RAFAEL disse...

Boa iniciativa, para o meio ambiente.

Leno Edroaldo disse...

É isso, Hilton.
Na Inglaterra e Suécia a legislação pune com muito mais intensidade a quem não se adequa a estas determinações.
Por aqui ainda estamos "engatinhando", mas já é um começo.
No visite sempre.