sexta-feira, 5 de junho de 2009

SUSTENTABILIDADE



Como anda o triple bottom line de sua empresa?

Estão enganados os que pensam que Sustentabilidade é um conceito fechado e que leva em conta apenas as vertentes ambientais. Pelo contrário. As práticas sustentáveis são muito mais abrangentes, sendo aplicadas até mesmo no ambiente corporativo afinal 51% da riqueza mundial é concentrada nas grandes multinacionais. Prova disso é a denominação do Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade.

A metodologia voluntária apresenta os resultados de uma empresa sobre os aspectos econômicos, ambientais e sociais. Eles devem interagir. Quanto melhor o resultado, maior será a possibilidade da avaliada ter sucesso. Pelos parâmetros anteriores, uma empresa era sustentável se tivesse economicamente saudável, um bom patrimônio e um lucro sempre crescente, mesmo que houvesse dívidas, sem levar em consideração seus públicos interno e externo.

Em todos os casos, as empresas que apresentam esta conta tripla de resultados perceberam, antes de outras, que no futuro imediato o consumidor se tornará cada vez mais responsável e exigirá saber qual é o impacto econômico, ambiental e social que geram os produtos que premia com a sua compra.

O conceito também é chamado de 3P (People, Planet and Profit, ou, em português, Pessoas, Planeta e Lucro), por considerar a interação de vários aspectos. No item people, a empresa é avaliada se presta um bem estar aos seus funcionários e famíli, se segue a legislação trabalhista e se afeta as comunidades ao seu redor.

O item planeta refere-se ao capital natural do planeta, se uma empresa ou a sociedade deve pensar nas formas de amenizar seus impactos e compensar o que não é possível amenizar.

O item profit (lucro) diz respeito ao resultado econômico propriamente dito.

É importante verificar que esses conceitos podem ser aplicados tanto de maneira macro, para um país ou próprio planeta, como micro, sua casa ou uma pequena vila agrária.

O tripé é a principal ferramenta do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e no Dow Jones Sustainability Index (DJSI) da Bolsa de Nova York. Ações das empresas selecionadas por estes índices costumam apresentar, somadas, rentabilidade acima da média das empresas listadas nos índices Dow Jones Global e Ibovespa.

Há bancos brasileiros que oferecem investimentos em carteiras de ações de empresas selecionadas pelos critérios do Triple Bottom Line, com rentabilidade consideravelmente superior à dos fundos tradicionais. Essas empresas conseguem, assim, atrair capitais com mais facilidade, com acesso a financiamentos de instituições que fazem exigências socioambientais.

Sem comentários: