quinta-feira, 21 de maio de 2009

POLÍTICAS PÚBLICAS


EUA anunciam limites para emissões de veículos

Em posts anteriores comentei sobre as iniciativas dos governos britânico e brasileiro em criarem leis que aumentem a eficiência energética e diminuam emissões de gases causadores do efeito estufa. Agora quem tomou a iniciativa foi os Estados Unidos.

No início da semana o presidente Barack Obama, anunciou um plano de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa que deverá estabelecer pela primeira vez um padrão de limites de poluição para veículos no país.

As novas regras, que passarão a valer a partir de 2012, preveem corte de cerca de 30% nas emissões de automóveis e caminhões leves até 2016. Os veículos também deverão apresentar um padrão de eficiência de cerca de 15 km por litro de combustível.

Ao fazer o anúncio, Obama disse que os padrões atuais não são mais aceitáveis e levam à dependência de países exportadores de petróleo e a mudanças climáticas.

"Como resultado desse acordo vamos economizar 1,8 bilhão de barris de petróleo ao longo da vida útil dos veículos vendidos nos próximos cinco anos", disse Obama. Segundo o presidente, as novas regras equivalem a tirar 177 milhões de carros das ruas.

O preço de novos veículos deve aumentar em pelo menos US$ 1,3 mil (cerca de R$ 2.670) até 2016 com os novos padrões de eficiência.

No entanto, o presidente disse que o aumento nos preços seria compensado por menores gastos com combustível.

O plano apresentado por Obama ainda deverá ser aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e pelo Departamento de Transportes. É uma pequena iniciativa, mas o início na tentativa de uma mudança nos planos americanos para o meio-ambiente, coisa que a administração anterior pouco deu importância.

Sem comentários: