terça-feira, 26 de maio de 2009

REINO UNIDO INCENTIVA CARROS ELÉTRICOS


A partir de 2011, o Reino Unido vai oferecer de 2,5 mil até 5 mil libras ao cidadão que quiser comprar um veículo não poluente

Texto e fotos: Shutterstock
Da Revista Sustenta

O mesmo país que iniciou a Revolução Industrial no século 18 agora quer ser pioneiro novamente, porém de outra revolução. O governo do Reino Unido lançou na última quinta-feira (16) um pacote de estímulo aos carros elétricos no valor de 250 milhões de libras que deve oferecer de 2,5 mil a 5 mil libras para cada cidadão interessado em comprar um carro elétrico a partir de 2011. “Reconheço que, para a maioria dos consumidores, o que impulsiona a decisão de comprar um carro novo é, em geral, a redução do custo do combustível, em vez de sua preocupação com as emissões de carbono”, disse Geoff Hoon, secretário de transportes, em entrevista publicada pela revista de carros britânica Autocar.

O objetivo da iniciativa é impulsionar a compra dos carros não poluentes para cumprir as metas de redução de emissões do Reino Unido. O plano é diminuir em 26% até 2020 e 80% até 2050. “Algo como 35% de todas as nossas emissões de carbono são causadas por transporte interno. É que 58% das emissões são causadas por veículos automóveis”, justificou Hoon ao jornal The Guardian. Por isso, o foco da estratégia em princípio é o transporte urbano. “Dado que 60% das viagens de carro são de 25 milhas, não há qualquer razão para que alguém que use o carro como principal meio de transporte não seja capaz de recarregá-lo em casa, ir ao trabalho e voltar para casa novamente sem extrapolar a distância que um veículo elétrico é capaz de viajar”, completou o secretário.

Além do financiamento da compra de carros elétricos, o pacote do governo britânico prevê 20 milhões de libras destinadas a cidades interessadas em instalar infraestrutura para recarregar a bateria dos veículos, como são hoje os postos de abastecimento de combustível para os automóveis convencionais. Os municípios maiores contarão também com o total de 200 veículos elétricos de diversos modelos e fabricantes disponíveis para o público para teste e adaptação.

As montadoras não ficam de fora do programa. Parte do investimento vai para os fabricantes aplicarem em pesquisa e tecnologia de automóveis elétricos.

Na semana anterior ao anúncio do pacote de estímulo, Boris Johnson, prefeito de Londres, declarou a sua intenção de tornar a capital uma vitrine para a tecnologia do carro elétrico, colocando 100 mil automóveis do tipo nas ruas. O secretário Hoon apóia a iniciativa e estuda uma maneira de contribuir com 60 milhões de libras para o plano.

Sem comentários: