terça-feira, 12 de maio de 2009

SETE HORAS DE PROTESTO

Ato da "Amazônia para sempre" alerta sobre a devastação da Floresta e quer impedir flexibilizacao do Código Florestal brasileiro
 
Integrantes do movimento “Amazônia para sempre” pretende ficar das 18 às 24 horas nesta quarta-feira (13) no plenário do Senado Federal em um ato para alertar os parlamentares sobre a devastação que vem ocorrendo na Floresta Amazônia e tentar impedir que aprovem as medidas propostas de flexibilização do Código Florestal.

“Um país que tem 165.000 km2 de área desflorestada, abandonada ou semi-abandonada, pode dobrar a sua produção de grãos sem a necessidade de derrubar uma única árvore. É urgente que nos tornemos responsáveis pelo gerenciamento do que resta dos nossos valiosos recursos naturais”, diz a carta aberta que recebeu 1,2 milhão de assinaturas e será entregue ao Congresso no dia.

Durante a vigília, serão discutidas algumas questões polêmicas como as novas manobras da bancada ruralista; a flexibilização do Código Florestal; a criação de Varas Ambientais; as mudanças no licenciamento ambiental; obras do PAC; mudanças climáticas e ilegalidades.

Um vídeo de 4 minutos sobre o desmatamento da Amazônia será exibido na abertura, para a qual foram convidados os ministros de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, e do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Victor Fasano, em carta convidando diversas instituições ambientalistas para participar do ato, afirma que a vigília no Congresso será “mais um dia para expor nossas convicções em relação à Amazônia” e ressalta a sua importância por ser véspera de votação de “muitas medidas urgentes que não interessam a nós, mas sim, ao Brasil”.

Redução da reserva legal
Parlamentares da bancada ruralista defendem a reformulação do Código Florestal Brasileiro para que, entre outras medidas, seja reduzido o percentual de preservação de áreas permanentes (reserva legal) e permitido a recomposição florestal com espécies exóticas "comerciais" em outras bacias hidrográficas ou Estados.

A vigília será interativa e os interessados em participar podem fazê-lo pela TV SENADO ou enviando sugestões, comentários e protestos através da linha ALÔ SENADO – 0800 61 22 11 ou através do email scomcmmc@senado.gov.br.

O movimento “Amazônia para Sempre” foi criado pelos atores depois de conhecerem o problema do desmatamento da Floresta durante as gravações da minissérie “Amazônia –de Galvez a Chico Mendes”, em 2007. O objetivo do movimento é chamar a atenção para a necessidade de preservação da floresta, da proteção do meio ambiente, de investimentos no desenvolvimento sustentável e da salvaguarda da legislação ambiental brasileira.

No dia 4 de junho, Christiane Torloni e Victor Fasano farão uma entrega simbólica das assinaturas ao Presidente Luis Inácio da Silva.


Fonte: CarbonoBrasil

Sem comentários: