sexta-feira, 29 de maio de 2009

O PROBLEMA DAS SACOLAS PLÁSTICAS


Por minuto são consumidas 1 milhão de sacolas plásticas, que demoram 500 anos para se decompor


Sabe aquela sacolinha plástica que você utiliza ao fazer compras nos supermercados? Um estudo do Instituto Akatu chegou a conclusão que em um ano uma pessoa carrega pouco mais de um carrinho de supermercado inteiro só com sacolas. Ou, que cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plásticos por ano.

O Brasil produz cerca de 140mil toneladas de lixo diárias. Aproximadamente um quinto desse lixo é composto por embalagens, que, na verdade, você compra, paga e joga fora assim que acessa o conteúdo.

Para se ter uma idéia do volume de lixo, formado apenas pelas famosas sacolinhas plásticas, são consumidas cerca de 1 milhão de sacolas plásticas por minuto, o que significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões de sacos plásticos por ano.

A estatística é preocupante porque elas demoram até 500 anos na natureza até que estejam completamente decompostas. Nesse período embalagens plásticas jogadas nas ruas, avenidas e córregos, entopem o sistema de drenagem pluvial das cidades, causando inundações, por exemplo.

Plásticos contaminam os rios e mares, criando zonas mortas nos mares, matando animais, provocando enchentes e finalmente o efeito estufa – o material orgânico contido dentro das sacolas comuns quando usadas para lixo não tem oxigênio e as bactérias anaeróbicas formam metano, que é 21 vezes mais prejudicial ao meio ambiente do que o CO2, que é desprendido quando se usa a sacola oxi-biodegradável.

O problema é muito sério e chama a atenção de diversos setores da sociedade. Algumas formas de se combater isso é criar legislações específicas, tentando evitar que cada vez mais detritos sejam lançados no meio ambiente.

Não é a solução, mas ter uma nova consciência neste aspecto é preponderante.

O papel do consumidor também é cada vez mais importantes. Por isso, da próxima vez que você for adquirir um produto, avalie se colocá-la em uma sacola retornável não seria mais interessante para você e o plante onde viverão seus descendentes.

Sem comentários: