domingo, 5 de abril de 2009

NBA GREEN WEEK

O futebol poderia seguir o exemplo da NBA em prol do planeta

Adoro o esporte e sou daqueles que aos finais de semana “batem uma bolinha”. Também acredito que a prática esportiva é uma excelente ferramenta de inclusão social e com potencial incrível para levar mensagens, sejam elas quais forem. Os norte-americanos fazem isso muito bem, principalmente no futebol americano, baseball, basquete e hóquei.

A mais nova iniciativa é do basquete, naquela que é a mais importante liga do mundo, a NBA, pode onde já brilharam nomes como Larry Bird, Magic Johnson e Michael Jordan, só para citar alguns. Hoje, os nomes mais famosos são Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), LeBron James (Cleveland Cavaliers) e Dwyane Wade (Miami Heat).

Dos dias 2 a 10 a liga realiza a NBA Green Week (Semana Verde da NBA), como forma de “reduzir o seu impacto ecológico e para ajudar a educar os fãs basquete mundial sobre a importância da proteção do ambiente”, disse o coordenador do movimento Allen Hershkowitz.

“Além dos benefícios tangíveis de saúde pública que esta iniciativa vai avançar, a NBA abraça critérios ecológicos em suas operações representa um divisor de águas na nossa nação do movimento ambiental”, completou o organizador.

Durante a campanha todas as equipes da liga vão desempenhar atividades que visem de alguma forma diminuir o impacto humano no ambiente. Listei algumas, que podem muito bem ser adotadas em terras tupiniquins nos vários torneios de futebol disputados o ano inteiro no Brasil.

Vale o exemplo.

1. Várias equipes estão oferecendo incentivos para os fãs que têm transporte público, bicicletas ou veículos híbridos para jogos: - A loja do Toronto Raptors está oferecendo 25% de desconto para qualquer pessoa que mostre o passe/ticket de utilização do transporte público;- Os torcedores do Minnesota Timberwolves que utilizarem transportes públicos para o jogo de 5 de abril receberão gratuitamente entradas para outro jogo.

2. Nos jogos disputados em casa o Cleveland Cavaliers trocou os tradicionais copos de plástico por copos biodegradáveis feito de milho.

3. O San Antonio Spurs vai tentar economizar 13,2 milhões de galões de água no AT & T Center, utilizando gabaritos de água reciclada.

4. No dia 9, os torcedores do Dallas Maverick que levarem ao seu ginásio, o American Airlines Center, televisores antigos, dispositivos portáteis, celulares, PDAs, computadores, teclados e mouses (sem impressoras, DVD / VCR), ganharão um par de ingressos para a partida contra o Minesota Timberwolves e ainda receberão um cupom para Genghis Grill (espécie de churrascaria).

5. Os Utah Jazz estão fornecendo ingressos gratuitos a profissionais de casas auditoras de energia elétrica.

6. Durante a Semana Verde, o Oklahoma City Thunder doarão gás natural comprimido (GNC) para aquecimento de casas e uso em carro.

7. Durante cada mês de disputa da NBA o Houston Rockets fará campanha para reciclar um item específico (roupas, celulares, eletroeletrônicos, por exemplo). Este mês, para cada ventilador doado, o torcedor vai receber dois ingressos para um determinado jogo. Na última campanha, o time recolheu mais de 3000 aparelhos eletrônicos.

8. O Toronto Raptors instalou em seu ginásio um dispositivo que ajudará a reduzir as despesas de consumo em 29%, gases com efeito de estufa em 30% e aterro reduzido de 100%.
9. O New Orleans Hornets estão proporcionando estacionamento gratuito para os primeiros 100 fãs que chegam para a arena, com 4 ou mais pessoas em um carro.

10. O Minnesota Timberwolves passou a usar um avião 30% mais eficiente do que o tipo utilizado anteriormente para a equipe de viagem através do ano. Além disso, a equi instituiu um programa de reforço da reciclagem latas de alumínio, plástico, papel durante os voos.

Sem comentários: