quarta-feira, 29 de abril de 2009

CARBONO



Califórnia adota primeiro padrão para reduzir emissões de combustíveis

Fernanda B Muller, do CarbonoBrasil

O Conselho de Recursos Atmosféricos da Califórnia (CARB - California Air Resources Board) aprovou na quinta-feira passada (23/4) um padrão para reduzir em 10% o conteúdo de carbono nos combustíveis do setor de transporte até 2020.

A medida possibilitará a diversificação dos combustíveis utilizados pelo setor, impulsionando o desenvolvimento do mercado de renováveis tanto nos Estados Unidos, como em outras partes do mundo como o Brasil.

Em um ato que gerou conflitos com os produtores de etanol proveniente do milho, o CARB decidiu contabilizar toda a cadeia de emissões dos combustíveis desde a plantação, no caso dos biocombustíveis, até chegar nos postos de distribuição.

“O padrão de baixo carbono para combustíveis (LCFS, na sigla em inglês) da Califórnia, pioneiro no mundo, não reduzirá apenas a poluição associada ao aquecimento global, mas recompensará a inovação, expandirá a gama de escolhas para o consumidor e incentivará os investimentos privados necessários para transformar nossa infra-estrutura energética”, declarou o governador Arnold Schwarzenegger.

“Já adotado por 16 estados e com apoio do Presidente Obama e membros do Congresso para um padrão nacional, estamos no caminho para a segurança energética e um futuro com baixo carbono”, completou o governador da Califórnia.

De acordo com as regras aprovadas, os combustíveis consumidos em 2010 servirão como linha de base para a redução que tem como prazo 2020. Para atingir esta meta, os produtores podem misturar combustíveis com baixas emissões de carbono no seu mix de petróleo ou adquirir créditos de produtores de energias limpas.

(CarbonoBrasil, com informações das agências internacionais de notícias)

Sem comentários: