terça-feira, 21 de abril de 2009

O FUTURO PRÓXIMO


Um carro enxuto e elétrico

Revista Isto É
Edição 2057

Li na revista Isto É desta semana uma matéria sobre a chegada ao país dos chamados carros urbanos, os smartcars, uma realidade na Europa.

Mas o que me chamou a atenção foi uma pequena nota sobre o carro Puma [ainda protótipo] da Segway e GM totalmente elétrico. Ele tem espaço apenas para dois lugares, mas leva em consideração a falta de espaços existentes e o trânsito caótico nas cidades, mas principalmente a troca do combustível. Sai o motor a combustão e entra o elétrico, infinitamente menos poluente.

Ele segue a mesma tecnologia utilizada nos carros da Tesla e da Chrysler, pioneiros em carros elétricos, mas de luxo e por isso mesmo, menos acessíveis. Ele é movido por baterias de íon de lítio, semelhantes às de celulares e dispositivos portáteis.

O Puma tem autonomia para 56 km. A novidade terá custo equivalente a 25% do valor de um carro. Por enquanto ele só roda em avenidas de piso liso e seco, mas em breve surgirá um modelo mais versátil.

Não há previsão para o início das vendas - um protótipo já circula por Nova York (foto). Essa parece uma realidade distante? Nem tanto. A tecnologia [a mesma que somos parceiros e 'escravos'] e seus rápidos avanços estão aí para nos provar.

Sem comentários: