sábado, 25 de abril de 2009

SUBSTITUIÇÃO DE SACOLAS

Proposta de deputado tenta diminuir o uso de sacolas plásticas no comércio

A exemplo de outros estados, o Maranhão também pode em breve ganhar uma lei que ajude a diminuir o impacto ambiental do homem. Na última quinta-feira (23) o deputado Victor Mendes (PV) apresentou um projeto que visa o respeito e a preservação do meio ambiente.

Ela readequa uma outra lei do próprio deputado [aprovada ano passado], diminuindo de cinco para três anos o período em que os estabelecimentos comerciais maranhenses têm para mudar o uso de sacolas confeccionadas em polietileno para outras de plástico biodegradável. “Notei que algumas empresas, principalmente os grandes supermercados, começaram a cumprir a Lei, estão se adequando à realidade mundial. Por isso acredito que o período de transição para esta lei possa diminuir de cinco para três anos”, afirmou Mendes.

Aos poucos as iniciativas vão se somando, trazendo benefícios para o meio ambiente e ao homem, por consequência. Recentemente a Wal-Mart levou a São Luís um programa que incentiva a substituição do material confeccionado em polietileno por sacolas retornáveis.

A empresa oferece um crédito equivalente ao valor das sacolas plásticas não utilizadas pelos clientes diretamente em suas compras. O programa tem como principal objetivo o consumo consciente das sacolinhas e já concedeu mais de R$ 7,5 mil em descontos. A meta é reduzir o uso das sacolas plásticas em 50% até 2013.

O crédito é dado como um desconto automático no valor da compra. Para cada sacola não utilizada, o cliente ganha R$ 0,03. A cada cinco itens é creditado o valor correspondente a uma sacola, mas, se o cliente levar menos de cinco, também recebe o desconto equivalente a uma sacolinha.

Sem comentários: